domingo, 11 de julho de 2010

O MARAVILHOSO MUNDO DO PHOTOSHOP

Histórias de bastidores de ensaios fotográficos com CELEBRIDADES do meio artístico sempre povoaram a imaginação de todos. Lembro que, na adolescência, circulou uma versão sobre a mais famosa fotografada até então pela Playboy: Christiane Torlonni, a belíssima atriz da Globo. Conta à lenda que os produtores da revista começaram a implicar com o diâmetro dos mamilos da atriz, até que algum iluminado sugeriu que ela fosse fotografada imersa em uma banheira com água gelada. Assim, os mamilos ficariam contraídos e, esteticamente, mais bonitos, se é que é verdadeira essa história. Trabalhei no Departamento de Arte do Jornal do Brasil, numa época que não existia, pelo menos aqui no Brasil (só tenho 48 anos, portanto, não sou tão velho assim) o Photoshop, o programa de computador que transforma qualquer fera em bela, mas nem sempre existiu essa ferramenta e as imperfeições eram eliminadas - ou quase - à base de retoques de pincel e tinta. Ouvi não me lembro de quem várias dessas histórias, mas a mais engraçada delas não foi de um nu feminino. Foi de uma foto feita por Baby Consuelo para um encarte da Playboy, chamado MPB. Ela deveria rasgar um imenso poster de papel com o desenho de um coelho, símbolo da revista, como se estivesse saindo dali de dentro. Feito o rasgo, Baby voltou-se para o fotógrafo e perguntou: “ Quer fazer um ensaio em pelo agora?” O fotógrafo, quase babando, respondeu que sim. Ao que que Baby Consueloo levantou os braços e exibiu os longos chumaços que saiam das axilas. Não há tantas estrelas belas, inteligentes e nem espirituosas para a Playboy fotografar hoje em dia. Começaram a vazar, por exemplo, pequenas histórias do ensaio que a dona da maior bunda do Brasil, a dançarina Andressa Soares, a Mulher Melancia, fez para a revista. A mais engraçada delas é para chorar, não para rir. Consta que a mulher que tem 1,21 m de bunda desapareceu do estúdio e largou sozinho o fotógrafo J. R. Duran, ícone da fotografia erótica brasileira. Duran, então, repreendeu a moça por ter levado a bunda embora. Ao que ouviu: “Espera aí, mais respeito porque agora eu sou famosa, sou estrela". O que uma bunda não faz, né verdade???
PHOTOSHOP, O LADO BOM
Apesar de haver alguns deslizes com este programa, há ainda o lado bom da sua utilização. Isto é, antes de alguma modelo ser capa de revista ou um músico lançar a imagem do seu novo CD, ambos passam por um tratamento em Photoshop, o que normalmente corre bem. Eis alguns bons trabalhos:
Realmente, este programa faz milagres: transforma os erros
em perfeições. Se não são assim tanto favorecidos, não se preocupem, o Photoshop tornar-se o vosso melhor amigo!!
O PHOTOSHOP PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS
Estava aqui procurando um tema para comentar, quando me deparo com uma notícia que pode mexer com a área de criação das grandes agências de publicidade. O velho e milagroso Photoshop pode estar com os dias contados na França e no Reino Unido graças aos exageros de seus manipuladores. Duas propostas legislativas estão em discussão nestes países e querem impor avisos dizendo: “Foto retocada com o fim de mudar a aparência física.” – As autoras defendem a idéia alegando que o estereótipo formado pela imagem de mulheres “perfeitas” têm sido responsável pelo aumento de doenças como anorexia, principalmente na França. Entretanto, nessa busca pela perfeição alguns deslizes photoshópicos acabam ocorrendo, e ao invés de transformar a imagem em um ambiente perfeito pode deixar algumas fotos muito engraçadas com erros clássicos que fazem qualquer diretor de arte perder a cabeça.
"EU NÃO ERA FEIO, EU ERA POBRE"...

Um comentário:

Paulo disse...

Nossa, quanta diferença, hein?

Poxa, adorei as matérias, o conteúdo é muito interessante, especialmente essa dos Photoshop's.

Parabéns!

Grande abraço,
Paulo
www.misteriosdoorgasmo.blogspot.com